sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A RELIGIÃO DE PITÁGORAS

Para Pitágoras, a alma é imortal; vive mesmo depois que o corpo morre. Ele ia além, crendo na reencarnação: ideia de que as almas viveram vidas anteriores em outros corpos. Pitágoras dizia lembrar-se de suas vidas passadas. Segundo ele, apenas pelo bom comportamento o ser humano chegaria a sua perfeição moral, e após ter vivido várias vidas não precisaria mais nascer em outro corpo. Até hoje várias religiões acreditam nisso. Pitágoras e os Pitagóricos – como eram conhecido os seus discípulos -, lutavam por um mundo mais justo para todos. Ele os educava para serem pessoas de bem – e o bem não deveria ser praticado apenas em relação às pessoas, mas também aos animais. Por isso, eles eram vegetarianos. Pitágoras gostava tanto de animais que, às vezes, até conversava com eles. Muito tempo depois, um cristão faria a mesma coisa: São Francisco de Assis, que vamos estudar mais à frente. Na Grécia, no tempo de Pitágoras, praticava-se uma grande discriminação: os homens eram considerados melhores que as mulheres, e os escravos considerados piores que os animais. Mas entre os pitagóricos, não havia essa discriminação, pois todos se consideravam irmãos. As casas e as propriedades eram compartilhadas por todos, sem distinção de classes sociais. Os ricos e os pobres, os homens e as mulheres viviam como iguais. Eles acreditavam que qualquer um da comunidade poderia já ter sido rico ou pobre em uma vida passada, ou que um homem poderia ter sido mulher e uma mulher poderia ter sido homem, ou que ambos poderiam ter sido escravos; portanto, todos deviam se respeitar e se tratar como irmãos. Os ensinamentos de Pitágoras se espalharam pelo mundo. Mesmo hoje nos lembramos dele como grande filósofo e buscamos concretizar alguns de seus ideais. Mesmo que não acreditemos em tudo o que ele acreditava, podemos ver a beleza de sua vida e de seu esforço pelo bem. Podemos, assim como ele, nos tornar amigos da sabedoria.

3 comentários:

  1. Ai está um precusor dda Doutrina espírita revela da muito mais tarde.
    Pergunto qua são as fontes destas colocações?

    ResponderExcluir
  2. “Corrigindo os defeitos de minha dislexia”
    Ai está um precursor da Doutrina Espírita revelada muito mais tarde.
    Pergunto qual são as fontes destas colocações?

    ResponderExcluir
  3. A fascinação pelo mundo espiritualista da qual comungo com esses conceitos,são perfeitamente entendido e compreendido.
    Acrescento um pensamento de minha parte que ressurreição e reencarnação, não se contradizem.. imagino que para se chegar ao estado espiritual de cristo .. houve várias reencarnações, ou seja, a personalidade alma, acumulou uma energia suficiente viajar e reencarnar em um mundo mais evoluido.. outra dimensão. Se no conceito de Pitagóras, Deus geometrizou o mundo... podemos aceitar como lógico o que a biblia diz: "... na casa de meu pai existe muitas moradas... "

    ResponderExcluir