sábado, 10 de março de 2012

O MUNDO BÍBLICO DO NOVO TESTAMENTO

Logo depois da ressurreição de Jesus, os cristãos começaram a viajar para muito além dos limites do mundo do AT. As perseguições, as viagens missionárias e o comércio enviaram seguidores de Cristo por todas as terras mediterrâneas. Aí eles ensinavam sua nova fé, se reuniram em comunidade de adoradores e, mais tarde, estabeleceram igrejas.

Em Lucas 2.1 diz que César Augusto (imperador romano) reinava sobre “todo” o mundo habitado. O Império Romano se estendia, a grosso modo, do atlântico até o Eufrates, e do Reno e Danúbio até os desertos arábico e da Saara.

Ásia Menor: Esta subdivisão é limitada ao sul pelo Mar Mediterrâneo e a Mesopotâmia; ao norte, pelo Mar Negro e o Mar Cáspio; ao leste, pela Armênia e Média; ao oeste, pelas Ilhas Gregas e o Estreito de Bósforo e Helesponto.

A Ásia menor teve considerável importância durante o período neotestamentário. As viagens missionárias de Paulo se demonstraram infrutíferas nessa região, e resultaram em igrejas em muitas cidades.

Grécia: A disseminação do evangelho para o oeste logo aconteceu como resultado da chamada para a Macedônia. As principais cidades gregas – entre elas, Corinto, Filipos e Tessalônica – tornaram-se as bases de fortes comunidades cristãs e contribuíram para o crescimento e a disseminação da nova fé.

Itália: Ao oeste da Grécia, atravessando-se o Mar Adriático, fica a península italiana, com as ilhas de Sicília, Sardenha e Córsega ao oeste. O Evangelho foi bem estabelecido em Roma, no decorrer de uma geração, após a ressurreição de Jesus.

Egito e África do Norte: As principais cidades do mundo mediterrâneo tinham comunidades judaicas bem estabelecidas antes da época de Cristo. Foi a essas comunidades que a notícia do Evangelho chegaram em primeiro lugar. A grande cidade de Alexandria tornou-se um forte centro da nova fé cristã, e até chegou a competir com Roma e Jerusalém, em termos de predomínio. De Alexandria, a fé cristã se espalhou em direção ao oeste, ao longo da costa norte africana, a Cirene, Cartago e, possivelmente, até Gibraltar.

O Mediterrâneo Ocidental: Há pessoas que pensam que Társis, cidade para onde Jonas fugiu (Jon. 1.3), pode ser a Espanha, e que o contato entre a Palestina e a Espanha remonte a época neotestamentária. Sabemos de Romanos 15.28 que Paulo pretendia ir a Espanha. Pode ser que Paulo ou alguém que fosse membro das comunidades ocidentais, influenciado por ele, tenha levado o Evangelho a Inglaterra, invadido pelos romanos por volta do ano 43.


Próxima Semana: “Introdução a Arqueologia”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário