sábado, 10 de março de 2012

MATERIAIS UTILIZADOS NA ESCRITA DA BÍBLIA

O primeiro material utilizado na escrita das Sagradas Escrituras foi o papiro.  Papiro era um tipo de material usado para se escrever, feito de junco, que crescia em pântanos. O caule da planta tinha cerca de 6 centímetros de diâmetro. Era cortado em seções que mediam cerca de 30 centímetros de comprimento. Cada seção era aberta em toda a sua extensão e a medula cortada em tiras finas, que teriam 6 centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento. Essas tiras eram cortadas lado a lado. Uma segunda camada de tiras, com fibras em ângulos retos à camada inferior, era colocada em cima. As duas camadas eram apertadas até que formassem um só tecido. Várias partes do material eram juntadas e enroladas em tamanho conveniente, formando-se os rolos. Os escritores escreviam o texto em colunas.

A fabricação de papiro era um negócio florescente no Egito, pois crescia abundantemente às margens do delta do Nilo (Jó. 8.11).

O Pergaminho, por sua vez, tem uma história interessante que está relacionada com a competência dos reis em possuírem a melhor biblioteca da época. Um deles, Ptolomeu Epífanes (205-182 aC) decretou um embargo sobre as exportações do papiro produzidos no Egito, o qual obrigou o rei de Pérgamo a buscar uma fórmula alternativa de materiais capazes de receber a escrita. Foi assim que se desenvolveu a industria do pergaminho (daí o seu nome), o qual era fabricado com peles de gado, antílopes, cabras e ovelhas, especialmente animais recém-nascidos.

As peles eram mergulhadas em solução de cal para remover os pelos, depois limpavam-nas com faca, lavavam e punham para secar e depois poliam. Quando Ptolomeu Epífanes proibiu a exportação de papiro, Heumenes II, rei de Pérgamo, adotou o pergaminho para os livros de sua biblioteca.

A cidade de Pérgamo ficava situada na Mísia, região da Ásia. Em Pérgamo tinha uma igreja que foi mencionada no livro de Apocalipse.

Com a invenção da imprensa por volta de 1450, o papel passou a ser utilizado na escrita da Bíblia. Fundamentalmente, fabricar papel consiste em desfibrar fibras e transformá-las em polpa, meter a polpa dentro d’água – lavagem – e tirá-la diversas vezes, até as operações finais de escorrer, espremer e secar.

Acima e atrás da máquina de papel, a polpa é branqueada com todos os seus adicionamentos, sendo batida em depuradores cônicos rotativos, que giram a grande velocidade. Escore para a mesa de fabricação e desta, por uma calha de madeira para uma tela sem fim, de fios de cobre. A tela se imprimem vibrações regulares, para homogeneizar a fina camada de polpa, que lembra sopa de leite. Bombas aspiradoras sugam a água que escorre da tela.

As tiras continuam sendo sugadas, até o papel ficar suficientemente seco para passar pelos calandradores, os seja, cilindros de metal arrefecidos, que tornam a superfície lisa. Passa daí para as bobinas e, quando estas estão cheias, os operários encarregados desse serviço limitam a cortar o papel: 20 centímetros de uma cutilada.

Mas os cilindros não param enquanto se mudam as bobinas: o papel continua a sair e a amontoar-se no chão, como lençóis tirados de uma cama. Colocada a nova bobina em seu lugar, cortam o papel e introduzem a ponta naquela. Um operário leva o que se amontoou no chão: Tiras, papel que saiu mal, úmido ou seco, voltam para os desfibradores e o ciclo recomeça.


Próxima Semana: “Formatos da Bíblia”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com



Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

5 comentários:

  1. o primeiro escrito bíblico é encontramos em Êxodo 24.12 ; 34.1 os materiais eram pedras usada por Moisés para receber os 10 mandamentos.
    depois sim o papiro

    ResponderExcluir
  2. Antes do papiro foi usado a pedra da qual Moisés escreveu os dez mandamentos?

    ResponderExcluir
  3. Quais os quatros materiais empregados na escrita?

    ResponderExcluir
  4. Moisés passou a usar a pedra depois que Deus deu a primeira escrita então nao foi o homem mais se Deus agora o primeiro material que o homem usou o realmente foi o papiro e folhas de juncos curtidas

    ResponderExcluir