sábado, 10 de março de 2012

FORMATOS DA BÍBLIA

Os formatos da Bíblia praticamente se resumem em: ROLOS, CÓDICES e LIVROS. Veremos cada um deles em particular.

Os Rolos eram feitos de papiro ou pergaminho, com largura de 30 centímetros e comprimento variável.

Os Códices era o formato de um livro de grandes proporções feito de pergaminho. Suas folhas mediam 65 cm de comprimento de largura.

Os rolos eram relativamente difíceis de usar e a Igreja Primitiva logo descobriu a dificuldade de encontrar uma passagem específica.

Desta maneira, antes de finalizar o 1º século, começou-se a utilizar a forma de códice, a qual consiste em dobrar uma ou várias folhas de papiro e costurá-las juntas. Esta proposta de códice, provavelmente, foi idealizada pelos cristãos gentios em seu afã por diferenciar a típica leitura em rolos utilizada nas sinagogas. O pergaminho foi também utilizado posteriormente em forma de códice. Em 331, o Imperador Constantino ordenou a elaboração de 50 cópias da Bíblia em pergaminho. Duas dessas cópias existem hoje em dia, e constituem as cópias manuscritas mais importantes do texto do Novo testamento: O Códice Sinático e o Códice Vaticano.

Impresso, a partir de 1450, com a invenção da imprensa por Johann Gutemberg, na Alemanha, a Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso.

Ao serem escritos sobre o frágil papiro, e por causa do uso contínuo dos mesmos, os documentos originais do Novo Testamento foram logo destruídos ou se extraviaram. Durante o transcurso de mais de quatorze séculos, até a invenção da imprensa, chegaram a ser feitas milhares de cópias manuscritas do Novo testamento, das quais, aproximadamente 5.000 existem ainda hoje, representando não menos que 250.000 das chamadas “variantes textuais”.

O texto do Antigo Testamento, por outro lado, foi zelosamente resguardado pelas autoridades judaicas e recompilado entre os anos 750 e 1000 em uma edição denominada Texto Massorético. Esta obra é o resultado do trabalho dos chamados “massoretas” ou comentaristas, que foram eruditos judeus destinados ao estudo e depuração das distintas cópias manuscritas do texto bíblico.

Uma das suas escolas, a de Bem Asher, em Tiberíades, criou no final do século IX aC, um sistema de integração de vogais dentro do texto de consoantes, que acabou por impor-se e dominar sobre as demais escolas, tanto de Tiberíades como da babilônia. Por outro lado, existe hoje o recurso de consulta aos manuscritos do Mar Morto que em quase sua totalidade, datando do século II aC, contém o Antigo Testamento.



 
 Próxima Semana: “A Formação do Cânon Bíblico do Antigo Testamento”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com



Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário