sábado, 10 de março de 2012

AS LÍNGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA

A Bíblia foi escrita originalmente em três línguas: Hebraico, Aramaico e Grego.


O Hebraico é a língua em que foi escrita a maior parte do Antigo Testamento. Poucas passagens do Antigo testamento foram escritas no Aramaico. São elas: Jeremias 10.11; Daniel 2.4-7,28; e Esdras 4.8; 6.18 e 7.12-26.

O alfabeto HEBRAICO tem 22 consoantes e nenhuma vogal. Escreve-se sempre da direita para a esquerda. As letras do alfabeto hebraico também tem valor numérico. Não existem caracteres específicos para indicar números. As próprias letras são usadas para indicá-los.

Escavações arqueológicas feitas por Petrie em Sarbut El Khadem, 1905 e dos professores Lake e Blake de Harvard em Serabit El Khadem, 1927, revelam que o alfabeto hebraico teve origem na região do Sinai em 1800 aC, daí passando para a Arábia do Sul e para a Fenícia, onde se tornaram bem vulgarizados já em 1400 aC.

Quando o hebraico entrou em declínio como língua falada e os judeus perceberam o perigo de se perder a leitura exata dos sons vocálicos, inventaram uns pequenos sinais extratextuais, que aparecem hoje em cima e principalmente embaixo das consoantes, para representar as vogais. Esses sinais ficou conhecido como SINAIS MASSORÉTICOS.

Quando os judeus voltaram do exílio babilônico, eles voltaram falando o ARAMAICO. O aramaico é o hebraico transformado pela influência de diversos idiomas orientais.

Com a expansão do império Grego, cerca de 325 aC, promovida por Alexandre, o Grande, o GREGO tornou-se o idioma dominante em muitas nações conquistadas. Cerca do ano 250 aC, o Antigo Testamento começou a ser traduzido para o grego. Na Palestina, nos tempos de Jesus, o grego era falado amplamente e a tradução do AT para o grego (Septuaginta) era lida freqüentemente.

De modo que, nos dias de Jesus, os idiomas e as línguas estavam assim distribuídas e organizadas:

AS LÍNGUAS NOS DIAS DE JESUS:
SAGRADA:
FALADA:
OFICIAL:
UNIVERSAL:
Hebraico
Aramaico
Latim
Grego


Próxima Semana: “Materiais utilizados na Escrita da Bíblia”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com



Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário