domingo, 11 de março de 2012

SAMUEL, O NOVO LÍDER

O povo de Israel havia sido escolhido diretamente por Deus para servir de exemplo a todas as outras nações. Durante muitos anos, o povo viveu em completa harmonia e obediência aos elevados princípios estipulados por Deus. Quando porém, seus líderes, os patriarcas morreram, o povo começava a fazer coisas más e a meter-se em apuros. Foi quando realmente precisavam da ajuda de Deus.
Quando os israelitas ficavam em apuros, clamavam a Deus e o Senhor lhes respondia por dar-lhes líderes valentes para ajudá-los. As escrituras os chamavam de juízes.
O primeiro juiz de Israel foi Josué. Depois vieram Otmiel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Jefté, Sansão e Samuel.
Samuel foi o último dos juízes de Israel. Ele antecedeu ao período dos reis. A história de Samuel é muito comovente. Sua mãe, Ana era estéril, ou seja, não podia ter filhos.
Naquela época, uma mulher que não tinha filhos era considerada amaldiçoada por Deus. Ana e Elcana, seu esposo formavam uma família feliz, quase perfeita, mas não tinham criança.
Ana então orou a Deus suplicando um filho. A fé dela era tão intensa que, no local da oração, ela estava sendo observada pelo sacerdote de nome Eli, que a julgou que estivesse embriagada. Após Ana explicar a ele a sua amargura, ele compreendeu e a despediu em paz. Algum tempo depois, nasceu o menino Samuel e sua mãe o entregou para que vivesse a sua vida dedicando ao Senhor. Ao entregar o menino ao sacerdote, ela disse: “Por esse menino, orava eu!”
Samuel cresceu na Casa de Deus e se tornou um grande líder para o povo de Deus. Sua vida era honesta, digna e sincera. Foi ele quem ungiu e consagrou o primeiro rei de Israel: Saul.



Próxima Semana: “O Primeiro Rei de Israel”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário