domingo, 11 de março de 2012

RUTE E NOEMI



Nas Escrituras Sagradas existe um livro chamado RUTE. Neste livro está registrado a história da família de Elimeleque, esposo de Noemi, que viveu na época em que Israel era governado pelos juízes e profetas.

Rute não era da linhagem do povo escolhido de Deus: Israel, não. Ela era de Moabe, uma terra inimiga de Israel, que tinha uma cultura e costumes diferentes. Rute se casou com um dos filhos de Noemi e aprendeu sobre a tradição religiosa dos judeus e passou a adorar a Deus de todo o seu coração.

Noemi era israelita e juntamente com sua família, mudaram-se para Moabe para fugir da fome que assolava o seu povo. Seus filhos casaram-se com moças moabitas e Rute era uma delas. Alguns anos mais tarde, faleceram Elimeleque e seus dois filhos, ficando Noemi já idosa viúva e suas duas noras.

Algum tempo depois, Noemi resolveu voltar para a sua terra e Rute a acompanhou. Noemi mandou que ela voltasse para seus pais, mas ela disse:

 Não me faças te abandonar. Irei junto. Morarei, onde você morar. Seu povo será meu povo, e seu Deus, será o meu Deus. Onde você morrer, eu também vou morrer e lá serei enterrada.”

Após dizer estas palavras, Noemi não mais, deixou que ela voltasse para a sua própria casa. Após alguns dias de viagem, chegaram a terra de Israel. Rute, por ser moabita, enfrentou uma série de preconceitos e não foi muito bem aceita. Rute, depois de várias tentativas fracassadas para conseguir um emprego, foi para os campos de Boaz colher cevada.

Alguns anos mais tarde, Boaz casou-se com Rute. Noemi ficou muito contente. Rute deu a luz um filho a quem chamou de Obede. Obede foi o pai de Jessé, que teve Davi, futuro rei de Israel. Não é maravilhoso, a forma que Deus age? Ele tem o controle da nossa história e se ficarmos firmes na nossa caminha, com certeza também seremos vitoriosos. – (Livro Bíblico de Rute)

Próxima Semana: “O Exército de Gideão”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

 Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário