domingo, 11 de março de 2012

A BASE DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA


Ao contrário do que muitos pensam, a base de uma boa educação religiosa não acontece na escola. A estrutura de uma boa educação, princípios e valores se encontram enraizados na família do individuo.

Uma educação religiosa no seio da família nos dias atuais tem sido atualmente cada vez mais difícil, pois a maior parte das pessoas deixam essa tarefa a cargo da comunidade religiosa ou da escola. No entanto, muitas famílias têm feito isso com sucesso.

 Uma família só terá uma boa educação se fortalecendo e formando um lar cada vez mais feliz se Deus edificar e for o centro dessa educação.

Em algumas famílias ao redor do mundo, os homens encaram a educação dos filhos como tarefa essencial feminina, mas no judaísmo e cristianismo, essa tarefa é atribuída aos pais.

Essa missão era designado ao chefe da família quando a criança ainda estava na primeira infância. O apóstolo Paulo relatou em seus escritos (2Timóteo 3.15) que o jovem Timóteo havia sido ensinado “desde a infância.”



O cérebro da criança desde o nascimento está preparado para receber e armazenar informações e os pais são a fonte primária disso. Todavia, o principal interesse dos pais cristão é suprir as necessidades dos filhos, isto é, ajudar a criança a desenvolver uma personalidade cristã e isso implica em utilizar materiais e métodos corretos de construção.

Pouco antes da entrada da nação de Israel na Terra prometida, Deus disse aos pais israelitas: “Estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu folho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” – (Deuteronômio 6.6-7).

No entanto, para isso os pais devem ser amigos, e demonstrar algumas qualidades tais como: exemplo, companheiro, comunicador, instrutor, disciplinador e ser capaz de educar e proteger sua família dos caminhos do mal.

Timóteo foi, apropriadamente, treinado desde bem cedo. A primeira infância é o tempo ideal para começar a educar uma criança. Até mesmo um bebezinho tem fome de conhecimento.



Próxima Semana: “A Educação e o Relacionamento Humano”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário