domingo, 11 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA



 A Educação Religiosa é um processo que antecede e independe de qualquer opção por uma religião. Não é inter-religioso, nem ecumênico. Mas é antecedente à opção religiosa, que se fará na família ou na Comunidade Religiosa. Não é aula de religião, muito menos catequese.
A ER educa para a vivência da religiosidade pessoal ou de uma religião vivida em comunidade, respeitando a opção da livre escolha. Seu papel é incentivar o ser humano na vivência dos valores universais, da vida, acima de qualquer filosofia, ideologia e racionalidade, querendo o bem para si e para os seus semelhantes.

O ser humano é religioso por natureza. A religiosidade e a vivência da fé são necessidades “inatas”, são pontos de partida inevitáveis na vida e caminhada da pessoa neste mundo. A crença move mais de 99% de nossas vidas.

A fé é essencial, não apenas no campo religioso, onde tudo gira em torno dela, mas também no campo das relações interpessoais, científicas e cotidianas. É um ato de uma pessoa que decide confiar em outra, em tudo, a ponto de pôr em jogo, nesse compromisso, o sentido de sua existência. É através da fé que as pessoas rompem com a sua solidão e sentem-se animadas para as tarefas árduas da vida.


Próxima Semana: “Uma Árvore no Deserto”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

 Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário